segunda-feira, 25 de julho de 2011

historia do que quase me venceu


A poliomielite é conhecida desde a pré_historia. Em pinturas do antigo Egipto já aparecem figuras com membros flácidos atrofiados típicos da doença.
Imperador romano Claudius, conhecido por um defeito físico que até hoje se associa ao significado do seu nome, o verbo claudicar (Do lat. claudicare.), foi prejudicado em uma das pernas, possívelmente por poliomielite em sua infância. A primeira descrição médica da doença foi feita por Jakob Heine em 1840 enquanto Karl Oskar Medin foi o primeiro a estudá-la seriamente em 1890, o que levou à sua denominação alternativa, doença de Heine-Medin.
Casos de pólio diminuíram mais de 99% desde 1988, quando havia uma estimativa de 350.000 casos. Atualmente, graças a campanha de erradicação mundial, apenas cerca de 1000-2000 casos são notificados anualmente.
Em 1988, a OMS com o apoio de Rotary International, no seguimento da erradicação do vírus da varíola, estabeleceu o objectivo de através de campanhas de vacinação erradicar o poliovirus do planeta até ao ano 2000.
A Europa, a Austrália, América do Norte e a América do Sul já se encontram livres. Porém em 2010, a África ainda possuía focos ativos na Nigéria. Na Ásia ela também não se encontra erradicada, pois na (Índia) ainda ocorrem casos todos os anos, bem como no Afeganistão e no Paquistão.
Recentemente, a Fundação Bill e Melinda Gates deu um importante donativo de $350 milhões para Rotary International com objetivo de completar a última fase de erradicação da poliomielite, mas a ONG alega que ainda precisa de mais doações para continuar com seu trabalho.
O último caso de transmissão selvagem em Portugal foi em 1986, e no Brasil em 1989. A vacinação continua como medida de prevenção, pois ainda existem casos em outros países e é difícil a identificação dos infectados sem sintomas. Frequentemente indivíduos contaminados circulam em países livres da doença. Enquanto houverem crianças infectadas em algum lugar no mundo, outras crianças em todos países continuarão sob o risco de contrair a poliomielite. Em 2009-2010, 23 países que já estavam livres da pólio foram re-infectados devido à importação do vírus.
Em 2009, mais de 361 milhões de crianças foram imunizadas em 40 países em 273 campanhas de vacinação diferentes (AIS). Globalmente, a vigilância da poliomielite atingiu ápices históricos e diversas organizações (como UNICEF, OMS, Cruz Vermelha e Médicos sem Fronteiras) estão trabalhando juntas para sua erradicação.
Progresso:
  • 1988: 350.000 casos
  • 1999: 7083 casos
  • 2004: 1300 casos
  • 2009: 1604 casos



Um comentário:

  1. mais nós agora passamos por um mal ainda maior é o (preconceito)de um pais que só fala que não tem mais longe de você faz pouco !!!!!
    Temos que parar de demagogos e hipócritas e admitir que somos pré-conseitosos e começar a intender as diferenças

    ResponderExcluir